terça-feira, 7 de julho de 2009

BRINCAR DE RODA






ESSE TRABALHO FOI APRESENTADO PELAS MINHAS ALUNAS DO SÉTIMO PERÍODO DE PEDAGOGIA:FFPG.

Quem não gosta de brincar de roda? É importante que as crianças conheçam a coreografia tradicional, como forma de preservar a nossa cultura. Vamos ver a seguir as CIRANDAS.


A BARATA:

Que bicho! Só conta mentira e nem liga se niguém acredita.

Participantes: No mínimo 2

Organização: Em roda ou livre.

Como brincar: As crianças cantam e de mãos dadas, vão rodando ao ritmo da canção. Quando hegam no verso"Ah!Ah!Ah!/Oh!Oh!Oh!" elas se soltam, param de rodar e fingem dar risadas. Depois, você pode esimular a garotada a criar outras coreografias para essa canção.

MÚSICA:

A barata diz que tem sete saias de filó,

É mentira da barata, ela tem é uma só.

Ah! Ah! Ah!

Oh! Oh! Oh! (BIS)

Ela tem é uma só.

A barata diz que tem uma cama de marfim,

É mentira da barata, ela tem é de capim.

Ah! Ah! Ah!

Oh! Oh! Oh!

Ela tem é de capim.

A barata diz que tem, um sapato de fivela,

É mentira da barata, o sapato é da mãe dela.

Ah! Ah! Ah!

Oh! Oh! Oh!

O sapato é da mãe dela.



A CANOA VIROU:
Esta roda é diderente, tem gente de frente e de costas. O desafio é não perder o passo.

Participantes: no mínimo dois.

Organização: Roda

Como brincar: As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até o verso" QUE NÂO SOUBE REMAR". Elas trocam "Pedrinho" pelo nome de um colega. O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá as mãos novamente para os colegas. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros até que todos tenham sido chamados e de costas para o centr da roda. Ainda girando, eles começam a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um. A brincadeira termina quando todoss estiverem novmente de frente para o centro da roda.

MÚSICA:

A canoa virou.

Por deixá-la virar,

foi por causa do Pedrinho(?).

Que não soube remar.



Se eu fosse um peixinho

e soubesse nadar,

tirava o Pedrinho(?)

do fundo do mar.



A CARROCINHA:
Nessa brincadeira, a criançada gira prá lá e prá cá e até pula com uma perna só.

PARTICIPANTES: No mínimo seis.

ORGANIZAÇÃO: Duas rodas. A menor dentro da maior.

COMO BRINCAR: As duas rodas giram em sentidos opostos cantando a música. Quando chegam em “Que gente é esta”, cada um dos que estão na roda menor escolhe um colega da maior e, de braços dados, as duplas rodopiam. Depois, as crianças escolhidas trocam de lugar com as que estavam na roda menor. Há outra opção. Ao chegar ao verso “Que gente é esta”, todos soltam as mãos: os da roda maior batem palmas e os da menor, com as mãos na

cintura e virados de frente para os seus companheiros, saltam ora com um pé, ora com outro.

MÚSICA:

A carrocinha pegou

Três cachorros de uma vez.

(BIS)

Tralalá,

Que gente é esta.

Tralalá,

Que gente má!



A LINDA ROSA:
A cantiga tem princesa, rei e, claro, uma bruxa má.

PARTICIPANTES No mínimo seis.

ORGANIZAÇÃO Três crianças representam a Rosa, o rei e a feiticeira. As demais se organizam em roda, com a Rosa no centro.

COMO BRINCAR As crianças cantam a cantiga em roda representando alguns trechos. Quando chegao verso “Adormeceu a Rosa assim...”, a feiticeira entra no círculo e joga um feitiço na Rosa, que “dorme” deitando no chão. Ao cantar “E o mato cresceu ao redor...”, as que estão na roda mostram o mato crescido esticando os bracinhos sobre a Rosa. No final, a Rosa e o rei saltam ou fazem um corrupio mostrando o quanto estão felizes.

MÚSICA:

A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil,

A linda Rosa juvenil, juvenil.

Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar,

Vivia alegre no seu lar, no seu lar.

Mas uma feiticeira má, muito má, muito má,

Mas uma feiticeira má, muito má

Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim,

Adormeceu a Rosa assim, bem assim.

Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais,

Não há de acordar jamais, nunca mais.

O tempo passou a correr, a correr, a correr,

O tempo passou a correr, a correr.

E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor,

E o mato cresceu ao redor, ao redor.

Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei,

Um dia veio um belo rei, belo rei

Que despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim,

Que despertou a Rosa assim, bem assim.



AI, EU ENTREI NA RODA:
Não é preciso saber dançar para entrar nessa roda que abre e fecha.

PARTICIPANTES No mínimo dois.

ORGANIZAÇÃO Em roda.

COMO BRINCAR Na hora do estribilho, as crianças param e dão alguns passos em direção ao centro. Em seguida, voltam, de costas, à posição inicial e recomeçam a girar.

MÚSICA

(estribilho)

Ai, eu entrei na roda

Para ver como se dança,

Eu entrei na “rodadança”,

Mas não sei dançar.

Sete e sete são quatorze,

Com mais sete, vinte e um,

Tenho sete namorados,

Só posso casar com um.

Todo mundo se admira

Da macaca fazer renda,

Eu já vi uma perua

Ser caixeira de uma venda.

Lá vai uma, lá vão duas,

Lá vão três pela terceira,

Lá se vai o meu amor,

De vapor pra cachoeira.



ATIREI O PAU NO GATO:
Os pequenos giram e cantam, mas o que mais eles gostam é de imitar o berro do gato.

PARTICIPANTES: No mínimo dois.

ORGANIZAÇÃO Em roda.

COMO BRINCAR: As crianças cantam e rodam. No final, agacham
e gritam “miau!”

MÚSICA:

Atirei o pau no gato-to,

Mas o gato-to não mor reu-reu-reu.

Dona Chica-ca admirou-se-se

Do berro, do berro que o gato deu: Miau!



CARANGUEJO:
Será que caranguejo é peixe? Aqui não importa

PARTICIPANTES: No mínimo dois.

ORGANIZAÇÃO: Em roda.

COMO BRINCAR: As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”, batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham.



CARNEIRINHO, CARNEIRÃO:
O rei manda e os “súditos” obedecem: ajoelham, levantam e sentam

PARTICIPANTES: No mínimo dois.

ORGANIZAÇÃO: Em roda ou livre.

COMO BRINCAR: O grupo canta, roda e faz o que diz a letra: ajoelha, levanta e senta.

MÚSICA:

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,

Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,

Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,

Para todos se ajoelhar.

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,

Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,

Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,

Para todos se levantar.



Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,

Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,

Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,

Para todos se sentar.

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,

Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,

Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,

Para todos se levantar.



CIRANDA, CIRANDINHA:
A meninada recita um verso no fim da música. Quem conhece as quadrinhas mais bonitas?

PARTICIPANTES: No mínimo três.

ORGANIZAÇÃO: Em roda.

COMO BRINCAR: As crianças giram e cantam. No verso “Por isso, dona Ana”, elas colocam o nome de um colega, que entra na roda e, assim que termina a canção, recita um verso.

MÚSICA:

Ciranda, cirandinha,

Vamos todos cirandar.

Vamos dar a meia-volta,

Volta e meia v amos dar



O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou.

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou



Por isso, dona Ana,

Entre dentro dessa roda,

Diga um verso bem bonito,

Diga adeus e vá-se embora.



ESCRAVOS DE JÓ:
Atenção, muita atenção para não errar os movimentos.

MATERIAL: Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.

PARTICIPANTES: No mínimo dois.

ORGANIZAÇÃO: Em círculo, sentados no chão.

COMO BRINCAR: Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.

MÚSICA:

Escravos de Jó

Jogavam o caxangá:

Tira, põe,

Deixa ficar!

bis)

Guerreiros com guerreiros

Fazem zigue, zigue, zá!



EU SOU POBRE, POBRE:
Duas crianças dançam em vaivém. Enquanto isso, as demais torcem para serem escolhidas.

PARTICIPANTES: No mínimo quatro.

ORGANIZAÇÃO Duas crianças de frente: a mãe rica e a pobre. As demais ficam atrás da mãe pobre.

COMO BRINCAR A mãe pobre anda em direção à rica e canta os primeiros versos. Ao chegar perto, ela se afasta. A segunda quadra é cantada pela outra, que avança em direção à pobre. Elas se alternam até a rica escolher alguém. Essa canta a última parte da música e tudo recomeça.

MÚSICA:

Eu sou pobre, pobre, pobre,

De marré, marré, marré,

Eu sou pobre, pobre, pobre,

De marré deci.

Eu sou rica, rica, rica,

De marré, marré, marré,

Eu sou rica, rica, rica,

De marré deci.



Eu queria uma de vossas filhas,

De marré, marré, marré,

Eu queria uma de vossas filhas,

Escolhei a qual quiser,

De marré, marré, marré,

Escolhei a qual quiser,

De marré deci.



Eu de pobre fiquei rica,

De marré, marré, marré,

Eu de rica fiquei pobre,

De marré deci.



FUI NO ITORORÓ:
O escolhido pelos amigos vai para o centro da roda, mas logo leva alguém para dançar com ele.

PARTICIPANTES No mínimo quatro.

ORGANIZAÇÃO Em roda.

COMO BRINCAR O grupo troca “Maria” e “Mariazinha” pelo nome de um colega, que entra naroda. Esse escolhe um outro para dançar com ele colocando o pé à direita e à esquerda do pé.

MÚSICA:

Fui no Itororó,

Beber água, não achei.

Achei bela morena

Que no Itororó deixei.

Aproveita, minha gente,

Que uma noite não é nada.

Se não dormir agora,

Dormirás de madrugada.



Ó, dona Maria,

Ó, Mariazinha,

Entrarás na roda,

Ficarás sozinha!

Sozinha eu não fico

Nem hei de ficar

Porque tenho Pedro

Para ser meu par.



(bis)

Põe aqui o seu pezinho,

Bem juntinho ao pé do meu

E depois não vá dizer

Que você se arrependeu.



MARCHA, SOLDADO:
Um atrás do outro, os pequenos vão marchando.

PARTICIPANTES: No mínimo dois.

ORGANIZAÇÃO: Em fileiras.

COMO BRINCAR: As crianças marcham enquanto cantam a música.

MÚSICA:

Marcha, soldado,

Cabeça de papel!

Quem não marchar direito

Vai preso pro quartel.



PASSA, PASSA, GAVIÃO:
O que faz um cavaleiro ou um carpinteiro? As crianças imitam esses e outros trabalhadores.

PARTICIPANTES: No mínimo dois.

ORGANIZAÇÃO: Em roda.

COMO BRINCAR: As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício.

MÚSICA:

(estribilho)

Passa, passa, Gavião,

Todo mundo passa

Os cavaleiros fazem assim,

Os cavaleiros fazem assim,

Assim, assim,

Assim, assim.

Os carpinteiros fazem assim,

Os carpinteiros fazem assim,

Assim, assim,

Assim, assim.

Os sapateiros fazem assim,

Os sapateiros fazem assim,

Assim, assim,

Assim, assim.



SE ESTA RUA FOSSE MINHA:
Os pequenos giram e esperam ser escolhidos por quem está no centro.

PARTICIPANTES: No mínimo três.

ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.

COMO BRINCAR: A última parte é cantada apenas por quem está no centro. Quando termina de cantar, ela abraça um colega que a substitui.

MÚSICA:

Se esta rua,

Se esta rua fosse minha,

Eu mandava,

Eu mandava ladrilhar,

Com pedrinhas,

Com pedrinhas de brilhantes,

Para o meu,

Para o meu amor passar.

Nesta rua,

Nesta rua tem um bosque,

Que se chama,

Que se chama solidão.

Dentro dele,

Dentro dele mora um anjo,

Que roubou,

Que roubou meu coração

Nesta rua,

Nesta rua tem um bosque,

Que se chama,

Que se chama solidão.

Dentro dele,

Dentro dele mora um anjo,

Que roubou,

Que roubou meu coração.



TEREZINHA DE JESUS:
As crianças giram e, no fim da música, quem está no centro escolhe seu substituto.

PARTICIPANTES: No mínimo três.

ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.

COMO BRINCAR: O grupo gira cantando. No fim da cantoria, a criança do centro puxa para o meio a que deverá substituí-la.

MÚSICA:

Terezinha de Jesus,

De uma queda,

Foi ao chão.

Acudiram três cavalheiros,

Todos os três de chapéu na mão.

O primeiro, foi seu pai,

O segundo, seu irmão,

O terceiro, foi aquele

Que a Tereza deu a mão.



O pátio da escola não é o único cenário para podermos fazer atividades com os alunos. Podemos usar a sala de aula para um festival de adivinhas, trava-línguas, enfim outras atividades interessantes como: corrida do barbante, parlendas,etc...

2 comentários:

adriana canci disse...

Muito legal o trabalho de valorizar e até de resgatar as brincadeiras de rodas.. acredito que esta é uma maneira de tornar nossas crianças mais felizes!!

Amanda Previato disse...

Adorei o post! Usarei como fonte de pesquisa :) Posso divulgar no meu blog? Colocarei os devidos créditos! Dá uma entradinha lá também!
todomundogostadebrincar.blogspot.com.br
bjss
Amanda